Mais sofisticação ao hatch alemão

Polo

Prestes a completar 30 anos de históriao Polo atinge a maturidade e fica mais sofisticado. Pelo menos no mercado europeuo modelo da Volkswagen passa a ser vendido com mais equipamentos e visual renovado a partir do fim desse mês de abril. Ainda não há confirmação se o Polo vendido atualmente no mercado brasileiro vai ter o mesmo visual do europeu. Isso porque a versão sedãfeita no Brasildeixou de ser vendida para o mercado europeu desde o fim do ano passado e ainda não há previsão de retomar as vendas externas para o Velho Continente.

O que mais chama a atenção na reforma visual é o grupo ótico dianteiroque agora passa a ter o mesmo estilo adotado no novo Passat e reúne os fachos altobaixo e de longo alcance numa única peça e não mais separadamente. Com issoo capô também mudouincorporando novos vincos.  Outra novidade é grade do radiador com formato de "V"adotada nos lançamentos mais recentes do fabricante alemãocomo o Golf Plus e o novo Jetta. Além de reestilizadoo Polo também cresceu. Agora são 3,91 metros de comprimento (19 milímetros a mais do que seu predecessor). A largura e a altura mantiveram-se as mesmasou seja1,65 metro e 1,46 mrespectivamente.

No interiorpainel de instrumentos e volante receberam discretos retoques visuais. O primeiro tem como novidade apenas a parte central maior e entradas de ar mais largas. O outro continua sendo de quatro raiosmas teve a empunhadura melhorada. O Polo mantém as mesmas versões de acabamento da linha atual: TrendlineComfortline e Sportline. A novidade fica por conta dos novos itens de sériedisponíveis para toda a gama: freios ABSvidros elétricosar-condicionadotrava elétrica central e airbags frontais e laterais para ocupantes da frente. 

Nas versões mais caras a lista de equipamentos ganha sensores que auxiliam nas manobras de estacionamentosistema que monitora a pressão dos pneus e faróis que podem permanecer acesos por um tempo depois de desligar o carro. Isso para iluminar a porta de uma garagem escurapor exemplo. Controle eletrônico de estabilidade (ESP) é item de série nas versões com motores mais fortes e opcional para o restante da linha.

O Polo conta com nove motorizaçõescinco delas a gasolina (com potências entre 55 cavalos e 100 cv)incluindo uma versão FSIcom injeção direta de combustível. A linha de motores a dieselformada por quatro unidadesconta com novo propulsor de entrada1.4 TDI (70 cv)que substitui o 1.9 SDI.

[wppa type=”slide” album=”3384″][/wppa]