Minivan chega à segunda geração

Opel Zafira

A GM européia divulga as primeiras imagens e detalhes da segunda geração da Zafirabaseada na mesma plataforma do Astracuja estréia acontecerá no dia 3 de marçono Salão de Genebra (Suíça). A versão anterior da minivan foi lançada em 1999 e chegou ao mercado brasileiro no início de 2001. Como a GM do Brasil já anunciou a chegada do novo Vectra para o final deste anoé possível queaté o fim de 2006uma Zafira reformuladadiferente da européiaseja vista por aquijá que ambos os modelos deverão ser feitos sobre a mesma plataforma. Na Europaas vendas da nova da minivan começam em julho.

Em relação à primeira geraçãoa nova Zafira ficou maior e ganhou novos sistemas ligados ao conforto e entretenimento. O desenho está mais futuristaseguindo o estilo do novo Astra. Os faróis direcionais de xenônioligados ao sistema de navegação por satéliteestão entre os itens em comum nos dois modelos. Outro destaque visual da dianteira fica por conta das entradas de ar mais largasintegradas ao pára-choque. A traseira também ganhou novos detalhesque deixaram o carro com aspecto mais moderno e imponente.

A nova Zafira mede 4,46 metros de comprimento (15 centímetros a mais que a geração anterior) e a largura ganhou 3,4 centímetrosficando com 1,77 m. O fabricante manteve a altura em 1,63 metros e a distância entreeixos nos 2,70 m.  No interioro fabricante manteve o sistema Flex7composto por três assentos de fileirasque acomodam de maneira confortável sete ocupantes. Entretantofoi incorporado o FlexOrganizerherdado do Astra Estateque permite diversas configurações para os bancos da terceira fileira.

Com os dois assentos da terceira fileira rebatidoso porta-malas da Zafira comporta 620 litros20 l a mais do que a capacidade de carga de seu predecessor. Ainda na cabinea caixa de câmbio foi reposicionada para a parte de baixo do painel do console. A GM européia introduziu também um monitor que fornece leitura da maioria das funções de confortoentretenimento e segurança do modelocomo DVD e tecnologia de telefonia móvel Bluetooth.

Ainda no quesito funcionalidadea cabine da minivan pode ter até 30 porta-objetosdependendo do nível de acabamento. E a grande novidade fica por conta do teto solar panorâmicodividido em quatro grandes telas de vidro. Também herdado do Astraestá IDS Plus (Sistema de Direção Interativa) com CDC (Controle de Amortecimento Contínuo) eletrônico. As tecnologias melhoram a dirigibilidadeconforto e segurança.

Os motores incluem quatro unidades a gasolina e duas a dieselcujas potências variam entre 100 cavalos e 200 cv. O mais forte é o 2.0 turbo de 200 cvque leva a Zafira à velocidade máxima de 220 km/h. A novidade fica por conta do novo propulsor 1.9 turbodieselcuja potência ainda não foi divulgada pelo fabricante. Os câmbios manual e automático da primeira geração da minivan foram mantidos

[wppa type=”slide” album=”3337″][/wppa]