Será o compacto da marca japonesa no Brasil?

Toyota Yaris

A Toyota do Japão acaba de mostrar a nova geração do compacto Yariscuja chegada à Europa está prevista para o final deste ano. O modelo vai começar a ser vendido no mercado japonês como Vitz e tem chances de ser fabricado no Brasil em Indaiatuba (SP)onde é fabricado o Corollaou Guaíba (RS)cidade gaúcha que terá um centro de distribuição ainda este ano. O carro deve concorrer com o Honda Fit e é considerado fundamental para a filial brasileira atingir  10% do mercado até 2010meta que tem sido divulgada desde o lançamento do novo Corollaem junho de 2002.

Para o mercado japonêsa segunda geração do Vitz/Yarisbaseada em uma nova plataformachega com visual mais arrojado. Os destaques ficam por conta dos traços que se estendem do pára-brisa até o pára-choque dianteiroalém dos pára-lamas salientes. Além dissoo modelo ficou um pouco maior em relação à versão anterior: são 3,75 metros de comprimento (ganho de 110 milímetros)1,70 m de largura e 1,52 m de altura. A distância entreeixos aumentou 90 mmtotalizando 2,46 metros. O porta-malas comporta 275 litros de bagagem.

Segundo a Toyotao ganho no entreeixos proporciona interior mais confortável. Além dissoa marca japonesa introduziu itens sofisticados que facilitam a vida a bordocomo acionamento do motor por meio de um botão no console e ar-condicionado automáticocom filtro para as impurezas do ar. Outro destaque fica por conta do cartão que permite travamento e destravamento das portas sem o uso de chave. Por enquantoeste recurso não existe em nenhum carro fabricado no mercado brasileiromas o novo Mégane Sedana ser lançado até o início de 2006deve oferecê-lo.

Os motores escolhidos para o Japão são 1.0 (70 cavalos)1.3 (87 cv) e 1.5 (110 cv)todos a gasolina. Além dissohá também uma opção de motorização a dieseljá presente na geração anterior: o 1.4 de 75 cavalos. De sérieo Vitz/Yaris traz câmbio seqüencial CVT e tração dianteira com controle automático. O público europeu deve conhecer o Yaris no Salão de Frankfurt (Alemanha)em setembro. Se o novo compacto for mesmo o escolhido para aumentar a gama Toyota no Brasildeverá ser lançado dentro de dois anos.

[wppa type=”slide” album=”3379″][/wppa]