Jipinho desembarca no fim de 2005

Nissan X-Trail

Com a intenção de aproveitar a crescente demanda por utilitários-esportivos no paísa Nissan prepara o terreno para a chegada de mais um modelo 4×4 para o segmentoo X-Trail. Apresentado pela primeira vez em 2001como protótipo no Salão de Genebra (Suíça)o fora-de-estrada japonês deve desembarcar por aqui em meados do segundo semestre do ano com preço acima dos R$ 100 mil. Como concorrenteso utilitário terá os modelos Toyota Rav4Pajero TR4 e Honda CR-V. Isso sem contar a versão 4WD do Ford EcoSportque apesar de custar menos que os modelos citados acima também deve participar da briga.

O novo jipinho da marca japonesa chega com toques de sofisticação como um dos trunfos. Externamenteo modelo chama a atenção pela robustez da dianteira e pelas grandes dimensões do conjunto óptico frontal e traseiro. Destaque também para a ampla área envidraçada e para o grande teto solar com 70 centímetros de comprimento por 81 cm de largura. Do lado de dentro o utilitário também não deixa a desejar: vem equipado com sistema de áudio composto por toca-fitas e CD player para seis discosar-condicionado automático com mostrador digitalcompartimentos para bebidas com climatização frio e quentealém de três tomadas de 12 volts.

Sob o capô o X-Trail traz propulsor quatro cilindros 16V de 2.5 litros a gasolinadotado de sistema de comando de válvulas continuamente variável (CVTC). Este motor garante ao utilitário 180 cavalos de potência e torque de 25 kgfm a 4.000 rpm. A velocidade máxima é de 193 km/h e os 100 km/h são conquistados em satisfatórios 9,7 segundos. Feito para andar com agilidade em qualquer terrenoo rebento nipônico traz a já conhecida tração "All Mode 4×4" e transmissão automática de quatro velocidades. As rodas são aro 16 de alumíniomontadas em pneus 215/65R.

Entre os itens de segurançaestão incluídos air bags frontaisfreios ABS com sistema de distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência para frenagens de emergência. Como foi divulgado no Salão Internacional do Automóvelem São Paulono mês de outubro do ano passadoo X-Trail faz parte dos modelos pelos quais a marca japonesa quer ser identificada no Brasil. Na mesma ocasião também foi dito que não há interesse de vender modelos compactos por aqui.

[wppa type=”slide” album=”3392″][/wppa]