Sedã modesto chegará em 2007

Renault Logan

A Renault tinha planos de fabricar um modelo para mercados emergentes desde meados dos anos 90. A idéia era oferecer um carro que conseguisse suportar altas temperaturasprazos de manutenção irregularescargas acima da capacidade recomendada pelo fabricanteentre outras condições encontradas em países pobres. Além dissoo preço final do carro deveria ser o equivalente a cinco mil euros. Foi então quehá cinco anosnascia o Logansedã que será feito em São José dos Pinhais (PR)em 2007 e deverá consumir investimento da ordem de 150 milhões de eurosincluindo a produção de versões hatchperua e picape.

Feito para ser um modelo acessívelo Logan deverá chegar às lojas do Brasil com pelo menos uma opção de motor bicombustívelprovavelmente o mesmo 1.6 Hi-Flex já oferecido no Clio e que estará disponívelem brevena minivan Scénic. Apesar dissoo carro perderá um pouco do apelo de novidade assim que começar a ser vendido no mercado brasileirouma vez queprovavelmenteestará defasado em relação do Cliocuja nova geração já terá sido lançada.

O Logan tem logotipo da marca romena Daciamas compartilha diversos equipamentos com outros modelos Renault. Com 4,25 metros de comprimento1,73m de largura e 1,52m de alturao carro é feito sobre a mesma plataforma da minivan Modus (veja o esquema com todas as medidas do carro)</a>. Do Clio vieram os motoressistema de suspensão dianteirofreios e volante. Os destaques de estilo são as rodas de 15 polegadasconjunto ótico e grade do radiador cromada. O porta-malas conta com capacidade de 510 litrosa mesma do Clio Sedan atual.

Entre os equipamentos de segurançao lançamento da Logan traz cintos de três pontosairbags e sistema de freios ABS com EBD. Atualmenteo carro conta com duas opções de motorização a gasolina. A versão de entrada tem motor 1.4 de 75 cavalos e 11 kgfm de torque a 3.000 rpm. Há também o motor 1.6 com potência de 90 cv e 13 kgfm de torque a 3.000 rpm. Em 2005a Renault/Dacia incorporará à linha Logan o propulsor 1.5 de 65 cavalos (diesel) e um 1.6 16V de 107 cv (gasolina). Segundo os números do fabricanteo Logan 1.4 atinge 162 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 13 segundosnúmeros que ficam mais animadores no caso do 1.6 (175 km/h e 11,5 segundosrespectivamente).

Internamenteo Logan vem com acabamento simplescom alguns componentes da Renaultcomo o volante e as alavancas da coluna de direção. A instrumentação tem dois grandes mostradores circulares (velocímetro e contagiros) em destaque. Os marcadores de temperatura e do nível de combustível são digitais. No painel plásticologo abaixo do aparelho de somficam concentrados os comandos dos vidros e do pisca alerta. A simplicidade também pode ser notada por detalhes como o tecido dos bancos e os puxadores das portas.

O carro já está sendo vendido com marca Renault na Europa Ocidental. No Oriente MédioLeste EuropeuNorte da África e América Latinao carro será um modelo Dacia e tem o objetivo de divulgar esta nova marca. Além da Romêniao carro também está sendo produzido na Rússia (planta com capacidade para 60 mil unidades anuais) e Marrocos (30 mil veículos por ano). Em 2006a produção também será levada para o Irã (300 mil unidades) e para a planta de Medelinna Colômbia (44 mil unidades).

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