O clássico esportivo se renova

Golf GTi

Depois de lançar a quinta geração do Golf no Salão de Frankfurt (Alemanha) de 2003a Volkswagen apresenta agora a nova geração da clássica versão esportiva GTi. O modelo chegará ao mercado europeu no fim do ano trazendo como principal novidade o recém-desenvolvido propulsor 2.0 turbo FSIque substitui o 1.8 turbo. O desenho do carro também mudou bastante e é o mais arrojado da linha Golfdesde o lançamento da primeira geração do GTiem 1976.

O motor 2.0 turbo FSIfeito especialmente para o Golf GTitem quatro cilindros e conta com injeção direta de gasolina. O propulsor rende 200 cavalos de potência e 28,3 kgfm de torque entre 1.800 e 5.000 rpm. O sistema de transmissão inclui câmbio manual de cinco marchas. Segundo a marca alemão novo GTi acelera de 100 km/h em 7,2 segundos. Ainda conforme o fabricantea retomada de 60 km/h a 100 km/hem quinta marcha,  é feita em 7,5 segundos e a velocidade máxima é de 235 km/h.

A Volkswagen também oferececomo item opcionalo câmbio seqüencial DSGque permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos. A média de consumo de combustível do modelo é 12,5 km/l. Todos estes números foram fornecidos pelo fabricante alemão. O estilo da quinta geração do GTi diferencia-se do restante da linha Golf pela grade do radiador preta com moldura vermelha e largas entradas de ar incorporadas ao pára-choque.

As rodas de 17 polegadas montadas em pneus com 225 milímetros de largura e as lanternas dianteiras fumê também são equipamentos exclusivos do GTi. Para realçar a esportividade da versãoa Volkswagen também disponibiliza como item de série o tradicional aerofólio traseiro. Outro item de destaque é o farol de neblinaque foi deslocado 0,15 cm para baixo na dianteira do modelo devido ao reposicionamento da nova suspensão esportiva15 mm mais baixa que a da geração anterior. 

Por dentroo novo Golf GTi ganhou novos assentos que oferecem confortocom o alargamento dos suportes lateraismas ainda trazem estilo esportivo. A posição de direção do motorista é altamas pode-se alterá-la por meio do ajuste de altura do bancoitem disponível também para o passageiro dianteiro. Nos encostos de cabeça dos cinco ocupantes a Volkswagen incorporou o logo GTi.

Entre os itens que realçam a esportividade da cabine estão volante de três raios revestido de couro e ornamentado com alumínio. Este último material também está presente nas alavancas do câmbio e freio de mão e nos pedais. A versão esportiva conta também com itens de conforto e segurança como ar-condicionado automático Climaticmostrador multifuncionalvidros elétricos com função antiesmagamentosensores de chuvafreios ABSseis airbags e sistema de controle eletrônico de estabilidade ESP
 

[wppa type=”slide” album=”3382″][/wppa]