Menos arrojo e mais sofisticação

Ford Focus

Apesar de um certo atrasoa Ford contra-ataca as concorrentes Volkswagen e Opel e apresenta no Salão de Paris (França)entre os dias 25 de setembro e 10 de outubroa nova geração do Focus. O arqui-rival de Golf e Astra chega com linhas menos arrojadas que as da versão anteriora exemplo do que fez a Fiat com o Stilo em relação ao extinto Brava. Apesar dissoo carro ficou mais sofisticado e maioro que significa mais espaço interno. No Brasilo modelo médio da Ford continua como está. Quando mudarnão deve ter mesmo estilo do novo modelo europeumas sim seguir as linhas adotadas na versão norte-americana.

A frente do novo Focus europeu é a mesma da minivan C-Maxmostrada em Genebra(Suíça)em março do ao passado. Os faróis têm formato de trapézio com lentes transparentesinvadindo parte da área do capôque ficou mais encorpado. A grade dianteira do tipo "colméia" pode ter moldura cromada nas versões mais sofisticadascuja lista de equipamentos também inclui lavadores de farol. Na traseiraas lanternas continuam embutidas na colunamas agora estão menores e mais inclinadas. A distância entre-eixos aumentou 25 milímetroschegando nos 2,64 metros. Além dissocomprimento agora é de 4,34 metros  (17 cm a mais que o Focus anterior).

Feito sobre a mesma plataforma dos modelos Volvo S40/V50 e Mazda3o novo Focus oferece mais segurança no caso de colisão por causa da maior área de deformação das extremidadesdeixando o habitáculo intacto. Outro benefício do aumento de tamanho fica por conta do maior volume do porta-malasque passou a ter 385 litros na versão hatchcuja capacidade máxima é de 1.245 litros (35 litros a mais que o Focus atual). A peruaque será lançada na Europa no início de 2005poderá levar até 1.525 litros com o encosto do banco traseiro rebatido.

O interior mostra acabamento mais refinado para ficar à altura dos rivais. A instrumentação inclui velocímetro e contagiros em destaquealém de mostradores digitais e marcadores do nível do tanque e da temperatura do motor. O volante de três raios dá um aspecto mais esportivo ao carroassim como os apliques de alumínio no painel. No console central fica o sistema de som de alta-fidelidade e opção de ar-condicionado eletrônico com regulagem individual para motorista e passageiro. Entre os opcionaishá telefone controlado por vozDVD e até pedais ajustáveis.

O conjunto mecânico também reserva novidades. Uma delas é o câmbio CVTcom relações de marchas continuamente variáveisdisponível para a versão 1.6 a gasolina de 113 cavalos e 15,9 kfgm de torque. Outra é o motor 1.8 de 118 cavalos. Mas a base da linha é o 1.4 de 79 cv e 12,9 kgfm. Ainda entre as opções a gasolinaa mais potente é o 2.0 Duratec de 143 cv e 18,8 kgfm. Há também propulsores a dieselcomo o 2.0 de 134 e 32,6 kgfmque vem acoplado ao câmbio manual de seis marchas.

[wppa type=”slide” album=”3345″][/wppa]