Monovolume é renovado, mas só na Europa

Mercedes-Benz Classe A

A Mercedes-Benz revela as primeiras fotos da segunda geração do Classe Acarro que será vendido na Europa no final de 2004. O monovolume compactoque foi lançado há sete anos e vendeu cerca de 1,1 milhão de unidades na Europachegará às lojas européias com novo estilomais opções de motores a gasolina e a dieselalém de bom pacote de itens de série. Outra novidade é a versão três portas.

O lançamento oficial do novo Classe A será em setembrono Salão do de Paris (França). No Brasil é produzidaem Juíz de Fora (MG)a geração anterior a que será apresentada na exposição francesa. De acordo com a assessoria de imprensa da montadorao novo Classe A é um produto exclusivamente europeu e por isso não estará disponível no mercado nacional.

A Mercedes também incorporou à segunda geração do Classe A novos recursos para garantir uma dirigibilidade mais precisa e segura. Entre os quaisestá o eixo traseiro diferenciadocuja principal vantagem é o auxílio antiderrapagem nas curvas. Há também o sistema de amortecedores seletivos quesegundo a Mercedesestá sendo utilizado pela primeira vez na indústria automotiva. Este recurso adapta a absorção de impactos à situação de direção.

A frente o novo Classe A traz detalhes que transmitem mais esportividade que a geração anterior. Os conjuntos óticos ganharam formato de gota e invadem os pára-lamas. A Mercedes vai oferecercomo item opcionalfaróis com lâmpadas de xenônio nos fachos alto e baixoitem de série nos modelos mais caros da marca. A grade do radiador não passou por grandes mudanças em relação à versão anteriormas agora ganhou mais destaque.

Na comparação com a primeira geração do Classe Ao novo também leva vantagem no tamanho: são 23,2 centímetros a mais de comprimento e 4,5 centímetros  de largura. Esse aumento da carroceria reflete no maior espaço internoo que contribui com o conforto dos ocupantes. A montadora oferecerá outros opcionais já disponíveis nos modelos maiores da marcacomo ar-condicionado automático Thermatronic (que detecta parâmetros como nível de umidade e poluição)rádio com sistema de navegação e mostrador multifunção. 

O novo Classe A chegará ao mercado europeu com sete opções de motores de quatro cilindrossendo três deles a diesel. A linha será encabeçada pelo 2.0 turbo a gasolinaque desenvolve 193 cavalos de potência. Esta motorização estará na versão A200que trará como item de série o novo câmbio automático Autotronic de seis marchas.

Nas demais versões o sistema de transmissão vai incluir caixa manual de cinco ou seis marchas. Segundo a Mercedesos novos propulsores têm desempenho 38% melhor que os que substituem. Além dissoo consumo é 10% inferior: a versão A160por exemplopode percorrer 1.100 quilômetros com apenas um tanque (54 litros).
 

[wppa type=”slide” album=”3397″][/wppa]