A pequena grande minivan

Renault Modus

A Renault aposta alto no segmento de minivans compactas com o Modusfeito sobre a nova plataforma desenvolvida em conjunto com a  Nissan. Apesar de ser um pouco maior que o Clioo carro pode vir com uma série de itens sofisticados que são encontrados geralmente em modelos maiores. Entre os principais deles estão faróis que se movem nas curvassistema de monitoramento da pressão dos pneus e teto solar panorâmico dividido em duas partes.

A versatilidade do interior é outro destaque dessa nova minivanque tem banco traseiro deslizantedobrável e removível. Além disso há também a tampa do porta-malas bipartida. A parte de baixo é basculanteabrindo em um ângulo de 52º. Para levar até duas bicicletas de adultoa marca francesa incluiu um suporte especial (Velofix)facilmente montado com ajuda de parafusos e garfos. Quando não está sendo usadopode ser guardado no porta-malas sem alterar a posição dos bancos.

O desenho arrojado lembra as linhas da nova Scénic por detalhes como a frente com amplos faróisgrade bipartida e a larga coluna traseira em conjunto com o vidro montado em um ângulo quase reto. As rodas podem ser de aro 15 ou 16dependendo da versão. De pára-choque a pára-choque são 3,79 metros (1,9 cm a mais que o Clio)com 2,48 de distância entreeixos. A generosa área envidraçada chega a 3,56 m²o que aumenta a sensação de espaço no interiorconforme o fabricante.

Na lista de equipamentos há vários itens de conveniência como sistema que permite deixar os faróis ligados por mais de dois minutos depois da ignição ter sido desligadaproteções removíveis contra os raios solares nas janelassensor de chuva e porta-luvas climatizado. Outro equipamento interessante fica por conta dos faróisque além de se moverem nas curvas para iluminar melhor o caminhotambém têm a altura do facho alterada conforme a velocidade do carro. Até 30 km/h mantêm-se mais baixos e acima disso voltam à posição normal para evitar ofuscamento.

São quatro opções de motorsendo uma delas a diesel. Os propulsores a gasolina são todos de 16 válvulasmas com cilindradas que variam entre 1.2 e 1.6 litro e potências que vão de 98 cavalos a 113 cv. O sistema de transmissão pode incluir câmbio manual de cinco marchas ou automático seqüencial de quatroopcional na versão 1.6 16V. Para segurança dos ocupantes há seis air bagscontrole eletrônico de estabilidade (ESP) e ABS. O Modus tem 90% das peças recicláveis e será produzido na fábrica espanhola em Valladolid.

[wppa type=”slide” album=”3372″][/wppa]