Jipão muda para recuperar a coroa

Jeep Grand Cherokee

A Jeep está disposta a recuperar o espaço perdido no mercado com a terceira geração do utilitário-esportivo Grand Cherokeemostrado no Salão de Nova York (EUA)que termina no próximo dia 18. Até que as mudanças estéticas não foram radicaismas o conjunto mecânico e a estrutura receberam várias novidades para assustar a concorrência. Nos Estados Unidoso carro começa a ser vendido no último quadrimestre do ano. Segundo a marca norte-americananos demais mercadosa previsão é de que a produção em Graz (Aústria) comece até abril do ano que vem.

Entre as mudanças adotadas na nova geração do Grand Cherokeeos destaques ficam por conta fica dos dispositivos eletrônicos sofisticados e da nova estrutura que aposentou de vez o eixo traseiro rígidoitem que prejudicava o comportamento do carroprincipalmente em curvas e pisos irregulares. Agora a suspensão traseira é multibraço independenteassim como a dianteiracujo curso está 13% mais longo. Para completar o pacote em prol da dirigibilidade há controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e de rolagem da carroceria nas curvas (DHS).

O novo visual inclui faróis circulares em harmonia com o novo capô mais longo. A tradicional grade de sete vãos continua com acabamento cromado. O pára-brisa mais inclinado e a coluna dianteira reestilizada dão um aspecto mais dinâmico ao carro. Atrásas lanternas também são novas e mais transparentes. Para facilitar as operações de carga e descarga de pequenos objetos o vidro traseiro é basculantepodendo ser aberto separadamente da tampa. Novos conjuntos de rodas de aro 17 também fazem parte do novo visual.

Por dentro os bancos de couro ficaram mais largos e ganharam pintura de dois tons. A instrumentação também foi reformuladaincorporando novos grafismos e ponteiros. Entre os equipamentos disponíveis destacam-se sistema de navegação por satélite (GPS)DVD para quem vai sentado no banco de trás e sistema de auxilia nas manobras de estacionamento. O som é de primeira (Boston Acostics) e há telefonia do tipo viva-vozque ajuda a não desviar a atenção do trânsito. Além dissoo espaço interno é generosomas bem que poderia incluir sete assentoscomo os rivais Volvo XC90 e novo Land Rover Discoverypor exemplo.

A versão topo de linha vem com motor V8 HEMI 5.7 de 350 cavalos e 51,2 kgfm de torque a 3.500 rpm. Trata-se do primeiro propulsor do segmento a ter sistema que desliga metade dois cilindros no plano e nas acelerações fracas para aumentar a economia de combustível em até 20% dependendo das condições de tráfegosegundo o fabricante. Outra novidade é o acelerador eletrônico. (ETC). No lugar do 4.0 de seis cilindros em linha a Jeep adotou o V6 3.7 do Cherokee (Liberty nos EUA)capaz de gerar 210 cv e 32,5 kgfm de torque a 4.000 rpm. A terceira opção é o V8 4.7 de 230 cv e 40,1 kgfm.

São três também os sistemas de tração integral. O primeiro vem sem reduzida (Quatra TracI); outro com reduzida (Quadra Trac II) e terceiro distribui a tração entre os eixos conforme as condições de aderência. Todos vêm com câmbio automático seqüencial de cinco marchas. Para proteção da caixa de marchas e do tanque de combustível foram instaladas chapas de aço. Na lista de alterações mecânicas também está o sistema de direção do tipo pinhão e cremalheira no lugar das esferas recirculantesmas o diâmetro de giro manteve-se inalterado.

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