Mais luxo e sofisticação para a família

BMW Série 5 Touring

A perua BMW Série 5 será uma das principais atrações da marca alemã em Genebra (Suíça), em março. O novo modelo começará a ser vendido na Europa já em meados de maio em quatro versões: 525i, 545i, 525d e 530d. Todas elas  podem ser equipadas com câmbio manual ou automático seqüencial, ambos de seis marchas. No caso do 545i ainda está disponível a opção de caixa SMG, semelhante às usadas nos carros da Fórmula 1. A nova perua, mais moderna e com linhas externas mais lisas, ficou mais robusta que sua versão anterior.

A nova Série 5 Touring também ficou maior que a anterior. Em comprimento ganhou 38 milímetros; em largura 46 milímetros e em altura 23 milímetros. Com isso, o modelo passa a ter 4,84 metros de comprimento, 1,85 metro de largura e 1,49 metro de altura. O porta-malas (que aumentou 35 litros e pode ser aberto eletronicamente), tem agora 535 litros. Apesar da maior dimensão, a nova Série 5 Touring teve seu peso diminuído em cerca de 50 Kg frente a versão anterior. Isso só foi possível graças à nova combinação de alumínio e aço, semelhante ao processo aplicado na versão sedan.

Internamente o carro vem com quatro opções de cores, novo sistema de ar-condicionado, que permite o controle da umidade do ar, e diversas configurações para os assentos. Uma novidade interessante fica por conta do teto solar panorâmico (com 0,68 m² de área), igual ao do BMW X3, dividido em duas partes e que ocupa mais da metade da capota. Outro detalhe que chama a atenção é vidro traseiro que pode ser aberto separadamente, facilitando o acesso ao bagageiro.

No quesito tecnologia o modelo também não fica para trás. A nova perua vem equipada com sistema DSC, que permite o controle de derrapagens indesejáveis, sistema de monitoramento eletrônico da pressão dos pneus, além do tradicional controle da velocidade de cruzeiro ("piloto automático"). Um dos destaques é o sistema iDrive, que por meio de um botão giratório e com a ajuda da tela colorida, permite alterar a temperatura do ar-condicionado, fazer ligações telefônicas e acessar as informações sobre o carro armazenadas no computador de bordo.

Os faróis possibilitam a iluminação de acordo com a velocidade e movimento do carro e movem-se até 15º para tornar as curvas mais visíveis. Na nova Série 5 Touring, as lâmpadas são de xenônio nos fachos alto e baixo. Além disso, as lanternas são acesas conforme a intensidade da frenagem e os pneus podem continuar rodando mesmo vazios em caso de emergência. São quatro as opções de motor: 2.5 e 192 cavalos, 4.4 e 333 cv (ambos movidos a gasolina), 2.5 de 177 cv, e 3.0 de 218 cv (ambos movidos a diesel e já de acordo com o nível de emissão de poluentes permitidos pela norma EU4).

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