E o médio alemão chega à quinta geração

Novo Golf

Em respeito ao embargo determinado pela Volkswagen (até à zero hora do dia 23/7na Alemanha)Carsale divulga a tão esperada quinta geração do Golfque vai brilhar como uma das estrelas do Salão de Frankfurt (Alemanha)entre os dias 9 e 21 e setembro. As linhas foram renovadasmas mantêm os traços bem sucedidos da versão anteriorcom detalhes que já se tornaram marcas registradas do carrocom os faróis de formato oval e a larga coluna traseira.

No mercado europeuo carro começa a ser vendido até o fim do anomas no Brasil pode demorar mais um pouco. O mais provável é que o Golf atualmontado em São José dos Pinhais (PR)seja reestilzado antes da chegada da quinta geraçãoque deverá será importada do México (Puebla)a partir de 2005. 

O enfoque da equipe responsável por renovar o visual do modelo médio alemão foi tornar a aerodinâmica mais eficiente e transmitir a idéia de dinamismo. A frente lembra a do sedã de luxo Phaeton. No capôo vinco em formato de "V" combina com o desenho da grade do radiador e contribui com o visual mais arrojado. As novas lanternas dão um ar mais esportivo ao carroenquanto que a maior área envidraçada garante melhor visibilidade.

Os itens de segurança aumentaram e passam a incluir seis air bagscinco cintos de três pontos com pré-tensionadorcoluna de direção que absorve melhor impacto e pedais que se desarmam em caso de colisão para evitar ferimentos. Por dentroa posição dos comandos foi otimizada e alguns equipamentos aperfeiçoados. Um deles é o ar-condicionadoque agora tem controle independente de temperatura para motorista e passageiro.

Os assentos ganharam novo formato e podem vir com regulagem elétrica do apoio lombar. Os encostos traseiros bipartidos passam a estar incluídos entre os itens de série. Como opcionalo banco do passageiro da frente pode ser dobrável. 

Desde que foi lançadohá 30 anoso Golf vem ficando cada vez maior. E essa quinta geração mantém essa tradição. A largura aumentou 2,4 centímetrosficando com 1,76 metroe a altura foi aumentada em 3,9 cmatingindo 1,48m. Além dissoo Golf ficou 5,7 centímetros mais longo e agora mede 4,2 metros de comprimento. Com issohá mais espaço interno (6,5 cm a mais para as pernas no banco traseiro) e o porta-malas passa a comportar 347 litros.

A nova estrutura tornou a carroceria 80% mais rígida que a do Golf anterioro que melhorou a dirigibilidade do carrosegundo a Volkswagen. A direção agora conta com servo assistência eletro-hidráulicafacilitando as manobras de estacionamento e garantindo mais rigidez em velocidades mais altas. O controle de estabilidade recebeu melhoriasassim como os freios ABSque tiveram a refrigeração aperfeiçoada.

No conjunto mecânico a principal novidade é a linha de motores com injeção direta de combustível. O 1.6 FSI a gasolinade 115 cavalosé um deles. Outro é o 2.0 TDI de 140 cvque é movido a diesel. Ambos vêm acoplados ao novo câmbio manual de seis marchas. Como opcionalhá uma caixa automáticatambém de seis marchasque vai estar disponível apenas no ano que vemassim como a seqüencial DSG.