Sangue novo no compacto espanhol

Novo Seat Ibiza

O novo Seat Ibiza será mostrado no Salão de Bolonha (Itália)que começa no dia 5 de dezembro. O carro mais vendido da marca espanhola (controlada pela Volkswagen)cujo volume de unidades fabricadas já beira os 3 milhõeschega às lojas européias até o final do ano. Em mercados fora da Europaentre eles o brasileiroo novo modelo começa a ser vendido no final de 2002.

Ao atingir a quinta geraçãoo pequeno Ibiza ganha traços que lembram os dos protótipos Salsa e Tangoapresentados recentemente em exposições internacionais. O grupo ótico chama atenção pelas lentes transparentesque deixam à mostra as lentes circulares de superfície complexa. Outro destaque estilístico são os vincos do capô que seguem em direção à grade dianteira e deixam o "S" da marca espanhola em destaque.

Internamenteo novo compacto teve seu apelo esportivo acentuado por itens como instrumentação de mostradores circulares com iluminação vermelhavolante de três raios e saídas do sistema de climatização arredondadas. O console central também mudou e inclui até mostrador para visualizar as coordenadas do sistema de navegação por satélitealém de ar-condicionado digital com regulagem de meio em meio grau.

Entre as novidades técnicasdestacam-se a carroceria de aço galvanizadocontrole eletrônico de estabilidade (ESP) e bolsas de proteção laterais. Os novos motores também merecem atenção. O menor deles é o 1.2,  de apenas três cilindrosque gera 64 cavalos. No caso do 1.4 de 75 cvhá opção de câmbio automático de quatro marchas. A opção mais potente é a 1.9 turbodieselque vem com câmbio manual de seis marchas.

[wppa type=”slide” album=”3374″][/wppa]