Hyundai TB

Marca coreana deve fazer carro popular no Brasil

A Hyundai deverá produzir em 2003 um carro pequeno popular no Brasil. O veículo seria fabricado na unidade da DaimlerChrysler em Juiz de ForaMinas Geraisonde atualmente são montados os Mercedes-Benz Classe A e C – este último destinado exclusivamente à exportação.

As suposições recaem particularmente sobre o novo compacto da marca sul-coreanaum protótipo chamado TB (Think Basic)apresentado em outubro pela empresa no Salão de Tóquio. Na mesma linha poderá vir a ser montada também a minivan Atosveículo de características semelhanteshoje importado da Coréia e comercializado em nosso país com motor 1.0.

Ambos os modelos seriam equipados com um novo motor 1.0 litro nacionalque deve ser desenvolvido no próximo ano pela Tritec Motorsempresa pertencente à joint-venture DaimlerChrysler e BMW no Paraná. Essa unidade atualmente é responsável pela produção e exportação dos motores destinados ao Mini Cooper inglês.

Esse novo propulsor 1.0 do futuro Hyundai brasileiro derivaria do motor 1.4 litro do Minifeito pela Tritecapós ter sua capacidade volumétrica reduzida. Até o momentotanto a DaimlerChrysler como a montadora sul-coreana não confirmam a informaçãomas declarações isoladas de seus executivos têm endossado a viabilidade do projeto brasileiro.

A DaimlerChrysler já afirmou que só deve se pronunciar a respeito do novo modelo em janeiro do próximo ano. Massegundo Ben van Schaikpresidente da empresa para a América do Sulem entrevista concedida em outubro ao jornal Valor Econômicode São Pauloa linha de montagem do Classe A deverá ser dividida com a Hyundai ou com a Mitsubishiempresas parceiras do grupo.

Em declaração recente à Agência AutoDataEberhard Schrempfdiretor-presidente da Tritec Motorsadmitiu a possibilidade de produzir o motor de 1.0 litro no Paranáque seria fornecido a uma empresa sediada no mercado brasileiro a partir do final de 2002.

O protótipo Hyundai TBcom carroceria monovolumetem menos de 4 metros de comprimento1,6m de altura e quase 1,5m de largura. Conta com motor 1.3 e transmissão automática de quatro marchas. O futuro Hyundai compacto será lançado mundialmente no ano que vempara competir no segmento do Honda Jazz (outro futuro carro brasileiro) e outros monovolumes compactos que estão surgindo.

Redação: